Assim como as estações do ano mudam, a vida do cristão também passa por mudanças ao longo da caminhada com Cristo!
Dizem que a vida do cristão é feita de altos e baixos, de momentos bons e ruins, espiritualmente falando e, não há ninguém que afirme que a vida com Deus seja apenas feita de altos e bons momentos, pois de fatos, estamos sujeitos a declínios e aclinios de fé todos os dias. E qual a semelhança da vida espiritual de um cristão com as estações do ano?
O cristão quando conheceu e/ou aceitou a Jesus como sendo seu único e verdadeiro Deus, está na chama do primeiro amor, no desejo de fazer tudo e muito mais pela obra do Senhor, quer ganhar almas, pregar a palavra, quer adorar ao seu Deus de todas as formas e em todos os momentos do seu viver, ele está sempre presente na Casa de Deus e se possível quer sair gritando que só Jesus salva, liberta e transforma e, eu comparo esse momento com o verão, onde os dias são quentes e o sol brilha por um longo período e o cristão está no auge da sua fé, está mais forte do que nunca, pois o Sol da Justiça (Jesus) ilumina a sua vida com força e o seu amor por Jesus é quente e intenso.
Porém, após o verão de calor intenso chega o outono e, as coisas começam a mudar. Ainda existe o amor pelo sr Jesus, pela Sua obra, mas o ardor já não é o mesmo. Já não há tanto entusiasmo para levar a Palavra, não há vontade de estar sempre na Casa de Deus, não se ora mais e percebe-se a diminuição do entusiasmo em relação a Deus. E eu comparo esse momento da vida cristã com a diminuição da temperatura e a queda das folhas das arvores que vão ficando amareladas e aos poucos vai caindo, que caracteriza o outono.
E então, chega o tão temido inverno! As temperaturas caem demais e Sol já não brilha com intensidade na vida do cristão e tem a chama do amor por Cristo fraca e pequena, que não consegue aquecer mais a sua vida espiritual como antes. O clima é gélido e não se vê mais nenhum brilho e entusiasmo, já não existe a vontade de trabalhar para o Senhor e, Ele deixa de ser o primeiro em seu viver. Começa a ter outras prioridades e o clima gelado afasta qualquer desejo de orar, ler a Bíblia e até mesmo ir a Casa de Deus para adorá-Lo.
Mas chega a primavera e a vida do cristão se renova pois, é tipicamente a estação do reflorescimento da fauna e flora. Ele começa a receber a chuva do Espírito de Deus em seu viver, que aos poucos vai fazendo brotar novamente a vontade veemente de florescer e estar bem junto a Cristo e, a chama do amor vai se tornando mais forte, como as temperaturas que vão elevando aos poucos. Quando menos se espera ele floresceu outra vez e resplandece o brilho do Sol da Justiça em seu rosto mais uma vez! E volta o verão, fazendo novamente o ciclo das 4 estações do ano.
E assim é a nossa vida nos caminhos de Deus, é inevitável que passemos por essas fases, que tenhamos o verão de calor intenso, o outono da queda das folhas e temperaturas, o inverno de frio intenso e pôr fim a primavera, do reflorescimento e renovação das forças, logo depois vem o verão e assim sucessivamente. Mas é necessário que mesmo passando por todas as estações, lembrando e desejando estar sempre no verão, pois é a vivacidade e calor do amor de Cristo que nos envolve e aquece e, passemos as demais com confiança e fé, sabendo que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus! (Romanos 8:28)
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará! João 8:32
Preencha os campos abaixo para comentar