Vivemos em um tempo em que muito se fala sobre o termo igreja, e aproveitando que estamos no ano em que comemoramos o cinquentenário da Igreja em Ibitinga/SP, e também no Brasil, gostaria de trazer uma reflexão sobre o que é igreja, a sua base e identificação.
Tendo a bíblia como nossa regra de fé e prática, não podemos buscar em outra fonte o sentido real do significado, bem como todas as dicas e instruções para identificação da igreja em meio ao mundo que cada vez mais se denomina “crente” e menos se diferem de uma vida dissoluta.
A palavra grega traduzida como “igreja” significa, literalmente, “chamado para fora” e assim refere-se a um grupo de pessoas chamadas para saírem do pecado no mundo e servirem ao Senhor. Não pode continuar a viver em pecaminosidade e ser parte da igreja. (Malaquias 3:18)
Encontramos na Bíblia que a Igreja é o corpo de Cristo. (Efésios 1:20 ao 23, I Coríntios 12:27, Colossenses 1:18 e 24)
Entender o conceito bíblico de igreja como um corpo de pessoas chamadas para fora do pecado, para serem santos, ajuda-nos a apreciar a riqueza da descrição bíblica.
Agora, fazemos a seguinte reflexão: Sendo a igreja o Corpo de Cristo, quantos corpos Cristo têm? Efésios 4:4 diz que há um só corpo.
Podemos então, comparar a igreja com o corpo humano. E nessa comparação vemos que existe algo no nosso organismo que identifica os membros do nosso corpo, o DNA.
DNA ou ADN em português é a sigla para ácido desoxirribonucléico, que é um composto orgânico DNA cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos. Em regra, o DNA de cada indivíduo é exclusivo. Ali contêm informações para construir e manter um organismo.
Entendendo que a igreja é um corpo e que todo corpo possui o seu DNA, podemos analisar qual é o DNA da igreja, pois assim identificamos todos os membros desse corpo, mesmo que distantes uns dos outros fisicamente, mas unidos pelo DNA exclusivo desse corpo.
Encontramos em Efésios 2:19 e 20 que o fundamento da Igreja são os apóstolos e profetas, por isso, para conhecermos esse fundamento, precisamos saber quais eram as doutrinas que os Apóstolos e Profetas pregaram.
Para sabermos se fazemos parte da Igreja de Cristo, precisamos responder quais são as doutrinas apostólicas e proféticas, pois todos os membros do corpo são identificados pelo zelo e a santidade expressa na obediência dessas doutrinas que compõem a estrutura genética, o DNA da Igreja.
Embora o nosso espaço aqui seja pequeno para descrever detalhadamente toda a composição estrutural e doutrinária que identifica os membros desse corpo, quero apenas destacar alguns pontos, nos colocando a disposição para maiores esclarecimentos à luz das Sagradas Escrituras.
Guarulhos - SP
Pr. Wilson de Lima Salustiano
Mestre em Psicologia Pastoral
Que a graça e a paz do Senhor Jesus reine em cada vida e cada lar
Preencha os campos abaixo para comentar